Sair do SPC é vitória?


Qual é a vantagem?
Ontem confraternizei com dois grandes amigos. Era aniversário do Alessandro, o parceiro que tem a inescrupulosa missão de defender a mulambada neste blog. Formaram no bonde o Julio, vascaíno em estado terminal, sua mulher Grazielle, e o Artur, outro grande camarada e também equivocado na escolha clubística (é da padaria também). Pois os três foram ao Maraca ver o Vasco ser CAMPEÃO da Série B. Nos reunimos no boteco em frente a UERJ e enxugamos váaaaaaaaaaarias geladas. A resenha derivou pra seguinte questão filosófica: se comemora título(?) de segundona? Se o elemento retira seu nome do SPC ele deve comemorar ou simplesmente respirar aliviado por deixar de ser fudido? Eu e o Alessandro defendíamos a segunda opção. A torcida de um clube com a expressão e história do Vasco não deve comemorar uma bosta como essa. O Vasco não fez mais do que a obrigação em retornar ao primeiro escalão. Alguém já viu comemorar vice campeonato? Eu nunca vi. Se não damos menor valor em sermos vice, como vamos comemorar a "façanha" de ser o primeiro a deixar o esgoto? Na moral? A vitória do Vasco me deu maior prazer. Mas por outros motivos: é a incineração do cadáver do Eurico Miranda, um dos maiores escrotos e nefastos homens da vida pública brasileira. Esse verminoso não fudeu só o Vasco. Se o futebol carioca é esse lixo que é podemos debitar 60 % na conta dele, que obviamente não vai pagar. Ele é um exemplo muito seguido por aí de imoralidade e total falta de princípios. Um cara que dilapidou o clube em causa própria com seus contratos promíscuos e todo tipo de permissividade. Ele representa desgraçadamente uma corrente de opinião: cansei de ver vascaíno defendendo o filho da puta com o argumento que é a cara do Brasil do Lula: pelo menos ele ajuda o Vasco, ainda que seja roubando. O cara não enxerga que ele está nivelando o esporte por baixo. Como podemos considerar bom um empresário que desqualifica seu próprio negócio? Só entendo perfeitamente a emoção do Roberto Dinamite. Esse tem motivos de sobra pra se comemorar: o maior ídolo da história do Vasco, respeitado por todas as torcidas. Um cara que foi covardemente humilhado pelo escrotão Miranda, naquele triste episódio em que foi expulso de São Januário. Foi sabotado pelo larápio quando assumiu a presidência e ainda assim consegui recolocar o Vasco nos trilhos. PARABÉNS BOB DÍNAMO!!! (Diz a lenda que ele era Alvinegro, quis o destino que ele marcasse aquele gol antológico em cima do Fogão. Fazer o que? É do esporte.) O Fogão tem a OBRIGAÇÃO DE ganhar do Barueri e espantar a humilhação do descenso. Mas eu não vou comemorar isso não, viu, Julio?

Comentários

Você fala isso porque seu

Você fala isso porque seu time quando subiu foi como vice... eheheheheheheh
Comment by César (não verificado) on nov 14th, 2009 at 4:36 pm

Se vangloriar é diferente e comemorar

Cara, se vc tem uma saúde boa, vc não comemora, pq acha isso normal. Mas se vc fica doente por um ano e melhora, vc comemora o fato de estar bom de novo... uma coisa é comemorar, outra coisa é se vangloriar... Saudações Vascaínas!
Comment by Leonardo (não verificado) on nov 14th, 2009 at 5:47 pm

Ganhar a série B não é vergonha

Minha opinião: ganhar a série B não é vergonha, vergonha é cair. Nós vascaínos já choramos a queda, mas isso foi em 2008, 2008 é o ano que devemos lamentar. O ano de 2009 marca o ano da reconstrução, o ano em que superamos os desafios que nos foram impostos. Alguns diriam que vencer a série B não deve ser comemorado, pois é obrigação... (meus pais diziam a mesma coisa sobre tirar nota 10 na escola) mas se ganhar a segundona é obrigação, então o Vasco foi bem-sucedido onde outros gigantes falharam: o próprio Botafogo, que subiu como vice-campeão (tudo bem que o Bota tem a desculpa de ter tido o Palmeiras como adversário) e o Fluminense, que vergonhosamente foi içado da segunda para a primeira divisão depois de ter subido da terceirona (!) Acho que esses dois exemplos deixam bem claro que ganhar a segunda divisão não é tão fácil assim. Vários times grandes já se apequenaram diante desse desafio, veja o caso do Bahia, que há anos luta para subir (e este ano está lutando para não cair!) e não consegue? Veja o caso do Grêmio, que subiu de forma dramática e inesquecível, e por pouco não teve que cumprir mais um ano de pena na B? Quanto à sua pergunta sobre, se o cara que retira seu nome do SPC "deve comemorar ou simplesmente respirar aliviado por deixar de ser fudido?" Ora, não entendi por que ele não poderia fazer as duas coisas. Deixar de ser fudido não é razão suficiente para se comemorar?
Comment by Gabriel Fonseca (não verificado) on nov 14th, 2009 at 7:22 pm

Gabriel Fonseca

Caro Gabriel Fonseca e Edinho Ramos, Visitei este blog, assim como vários vascaínos o fizeram, p/ ler a coluna q o JC comentou outrora. Qdo me preparava p/ responder, eis q leio a resposta do ilustríssimo cruzmaltino Gabriel Fonseca. Pronto, era exatamente o q eu iria responder, só ñ sei se o faria c/ tanta clareza. Obs. Se for pensar em ñ 'comemorar obrigação', o SPFC pode parar de comemorar os títulos brasileiros da série A. Sds Cruzmaltinas!!
Comment by Rômulo - DF (não verificado) on nov 16th, 2009 at 3:11 pm

Titulo é Titulo!!!

Porra a Mulambada não comemora um titulo que eles não tem???? ou você acha que o titulo de 1987 é do Flamengo??? Neguinho comemora titulo carioca, um titulozinho merda perto da serie "B" e eu não posso comemorar o titulo do Vasco da série "B"??? A série "B" é muito mais dificil que o carioca... Titulo é titulo!!! nós comemoramos sim... nosso titulo foi conquistado dentro de campo... não é titulo dado pela imprensa!!! Vão lá façam a parte de vcs!!! saiam da Zona da degola!!!
Comment by Saulo de Tarso (não verificado) on nov 14th, 2009 at 7:30 pm

O "título" de 87 do Flamengo

Pois, é Vascaínos, podemos comemorar, afinal, com este já temos mais títulos brasileiros que o Flamengo: eles têm 4, nós temos 4,5 hahahaha... Mas falando sério: o argumento da mulambada para dizer que o título de 1987 é deles, e não do Sport, é que o time pernambucano ganhou o equivalente à série B, enquanto o Flamengo venceu a série A. Mas não é bem assim. Veja você que em 1986, um ano antes, o campeão brasileiro foi o São Paulo e o vice campeão foi o Guarani. Em 1987, o Flamengo venceu o módulo verde, o vice foi o Internacioal; o Sport venceu o amarelo, cujo vice foi o Guarani. Eu só gostaria que os flamenguistas me explicassem uma coisa: Se o módulo amarelo era a segunda divisão, como é que o vice-campeão brasileiro do ano anterior (o Bugre de Campinas) foi rebaixado para a segundona para ser vice de novo, desta vez do Sport? Que regulamento maluco foi esse o do Brasileirão de 1986, que previa que o seu vice campeão deveria disputar a segunda divisão no ano seguinte? A resposta é simples: o módulo amarelo não era segunda divisão, era primeira tanto quanto o verde. Qualquer um pode checar lá na Wikipedia e conferir como os 32 melhores times do campeonato de 86 (que teve um total de 80 participantes) foram distribuídos no ano seguinte em dois grupos de 16, sendo que muitos times do módulo amarelo terminaram o campeonato anterior na frente dos times do módulo verde. O que aconteceu é que a Globo e o Clube dos 13, para terem mais receitas de televisão, resolveram colocar os times de maior torcida no módulo verde e ignorar o módulo amarelo. Não à tôa, até hoje as organizações Globo defendem que o título é do Flamengo, quando o que aconteceu é que o time da Gávea, junto com o Colorado, tiveram um comportamento antidesportivo e se recusaram a disputar o título legitimamente enfrentando Sport e Guarani.
Comment by Gabriel Fonseca (não verificado) on nov 15th, 2009 at 1:48 am

Rumo ao HEXA!!!!

Acho melhor você procurar saber melhor.... Até o seu time assinou reconhecendo o Flamengo como campeão!! Alias, não foi só o seu....
Comment by Rafael (Mandibula) (não verificado) on nov 16th, 2009 at 12:55 pm

"Assinou reconhecendo" a

"Assinou reconhecendo" a Mulambada como campeã? Em um documento? É sério isso??? hahahahahahahahahaha Mesmo que isso existisse, a entidade máxima do futebol nacional é o que importa. E no site da CBF (http://200.159.15.35/seriea/campeoes.aspx) a história é outra.
Comment by JC on nov 16th, 2009 at 1:09 pm

Penta do Flamengo

Se serve de consolo, estou torcendo para o Flamengo ser campeão este ano, assim, finalmente os rubro-negros poderão comemorar o penta. Não aguento mais ver os paulistas e sobretudo o São Paulo ganhando todo ano, por isso dou toda força ao Fla. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, jamais vou reconhecer o Flamengo como campeão de 1987 pelos motivos que enumerei acima (a não ser que algum flamenguista consiga me explicar de forma convincente como é que o Guarani, vice-campeão brasileiro de 1986, pode ter sido rebaixado para a "segundona" em 1987), o campeão legítimo, de fato e de direito é o rubro-negro pernambucano.
Comment by Gabriel Fonseca (não verificado) on nov 16th, 2009 at 9:41 pm

1987 RECONHECIDO PELA CBF

SE FALTAVA O RECONHECIMENTO DA CBF, AGORA NÃO FALTA MAIS...VEJA O LINK A NOTICIA NA PAGINA DA PROPRIA http://www.cbf.com.br/xmlnoticias/noticias.php?e=1&n=10237
Comment by RUBRO NEGRO (não verificado) on nov 21st, 2009 at 1:23 pm

Cade o JC??? ainda ta tomando glicose???

Po até agora o JC não postou nada sobre o nosso TITULO!!!! o que aconteceu com ele??? será que ele está de ressaca??? Rsrsrsrsrs Será que o coração ta batendo na cabeça??? Você tem parcela de culpa no "sumiço" do JC!!! E ai gostou da Festa de Verdade??? Gostou do Espetaculo da Torcida??? Grande abraço e volte mais vezes ao nosso salão de festas!!!
Comment by Saulo de Tarso (não verificado) on nov 14th, 2009 at 7:52 pm

Boa noite Edinho, Sobre

Boa noite Edinho, Sobre comemorar ou não um título da segunda divisão depende muito do momento do clube, no caso do Vasco houve uma reformulação total e o título teve q ser comemorado como marco de uma nova história. Claro q eu não quero ser bi-campeão da segunda divisão e tão pouco quero passar por perto dela novamente. Mas não é apenas o título em questão e sim um trabalho novo q começou do zero, por esse motivo na minha opinião comemorar o título da Série B é válido e torço para q nunca mais possamos disputa-la. Sobre o Bob ter sido botafoguense na infância... bem... ele começou no mirim do Botafogo antes de ir para o Vasco, mas isso não significa q ele realmente tenha sido botafoguense. Boa sorte nos confrontos finais na primeira divisão e caso o Botafogo caia, boa sorte na Série B tbm.
Comment by Edgard (não verificado) on nov 14th, 2009 at 10:43 pm

Campeão comemora mais VICE não!

BOTAFOGO VICE DA SÉRIE B...ISSO SIM É FEIO E NÃO SE PODE COMEMORAR!
Comment by Rafinha (não verificado) on nov 15th, 2009 at 2:22 pm

Só assim

Só mesmo falando do vascão é que essa pagina seria visitada. Foguinho a segundona é toda sua, vasco não fala mas sobre isso, é assunto agora para Bota e Flu, até 2011.
Comment by fabio (não verificado) on nov 15th, 2009 at 2:28 pm

IH!!! NOME SUJO DE NOVO???

Falando em SPC!!! Parece que tem time que vai ter seu nome NEGATIVADO de novo!!! Barueri 3x0!!!
Comment by Saulo de Tarso (não verificado) on nov 15th, 2009 at 8:56 pm

BOTINha

UMA MÃE PERGUNTOU A SEU FILHO. FILHO VOCÊ GOSTA DA MAMÃE? O FILHO RESPONDEU: GOSTO NÃO. E DO PAPAI?? TAMBEM GOSTO NÃO. E MEU FILHO GOSTA DE QUEM?? DO BOTAFOGO MAMÃE. PORQUE ELE NÃO BATE EM NINGUEM.h
Comment by Marquinhu (não verificado) on nov 15th, 2009 at 9:45 pm

Bi-rebaixado

botinha será mesmo bi-rebaixado? sendo ultrapassado por um time que passou cerca de 85% do campeonato na lanterna mais de 95% no Z4? humilhação completa!!! tomara que que em 2010 o botinha consiga ser campeão da série b porque vice mais uma vez, depois de tri-vice carioca, aí num dá VAI SER MUUUUUUUUUUUUUIIITOOO CHORORÔ!
Comment by Tupy (não verificado) on nov 16th, 2009 at 12:49 am

ôôôôôôô o meu VASCÃO voltou!

Primeiro cresça como clube e, principalmente, como torcida. E depois que conseguir lotar o "vazião" você pode pensar em começar a comentar sobre um clube com a grandeza do C.R. Vasco da Gama. "ih pra primeira eu já subi e da segunda eu passei mulambos, flores e foguetes podem chorar porque eu voltei"
Comment by Leonardo (não verificado) on nov 16th, 2009 at 11:04 am

Cuidado...

Rapaz, vc podia ter deixado pra espezinhar o Vascão depois que seu time se garantir na primeirona. Vai q vcs venham a cair? Se isso acontecer, garanto q vc vai ficar BEM feliz se ganhar a segundona q vc tt faz questão de desmerecer. E isso pq vcs foram vice qd subiram. SAUDAÇÕES VASCAÍNAS e boa sorte, pq o Tricolor está nervoso no seu cangote.
Comment by Pé (não verificado) on nov 16th, 2009 at 12:09 pm

Pois é....

3 a zero pro barueri...isso aí é que é time.
Comment by Marcos_BsB (não verificado) on nov 16th, 2009 at 1:44 pm

comemoração

Mexeu com a família meu irmão, o vasco da gama não é um time que tem meia duzia de torcedores não, acho que seu blog nunca foi tão visitado essa semana mas por um lado é bom pra mostrar a forca da nossa nação pra vc,Graças a Deus que em bom gosto puxei meu pai de ser Vasco porque se eu fosse botafogo já tinha desistido do futebol...alias, quanto tempo vc´s não ganham um campeonato!!!
Comment by johnny (não verificado) on nov 16th, 2009 at 1:54 pm

PRESTA ATENÇÃO BOTAFOGUENSE !!!

Vocês foram lá ( B ) e só conseguiram ser vices. O Vascão como time grande, teve a humildade de disputar a B com dignidade e conseguiu a vaga com antecipação, e como era obrigação de TIME GRANDE disputando uma segunda trazer o título, coisa que não aconteceu com vocês. Espero que vocês se garantem na A, pois entregarem a rapadura na reta final para um time que ficou o campeonato inteiro no g4 da morte, inclusive sendo o lanterna maior parte da competição, é ter muita saudade da segundona, quem sabe vocês não querem apagar aquela passagem vergonhosa em que conseguiram apenas serem vices e fazer como todo TIME GRANDE fez. Saudações Cruzmaltinas de Manaus
Comment by cruzmaltino de manaus (não verificado) on nov 16th, 2009 at 6:09 pm

Cuidado para não cair

O Bota vai ter que abrir o olho pra não cair porque o Fluzin tá nesse embalo louco. Como vascaino continuo torcendo para o Fluzin cair, mas para isso o Fogão vai ter que ganhar do SP no domingo. Se o Fogão bobear ele cai e o quase certo rebaixado Fluzin escapa. Gostaria que o Fogão ficasse e o Fluzin caisse. Mas isso só depende do Fogão. O Vasco teve o prazer de comemorar o fim da Série B porque foi Campeão da única vez (e nunca mais) que disputou a Segundona. O Bota, ao contrario, não teve o que comemorar na Segundona, pois foi só Vice! Quanto ao SPC não tem nada a ver com o futebol, o negocio é ganhar do SPFC, isso é o que interessa! Saudações vascainas
Comment by Anônimo (não verificado) on nov 16th, 2009 at 6:10 pm

foguin

a obrigação de todo time grande é voltar com o titulo antecipado que nem o foguin fez...
Comment by Anônimo (não verificado) on nov 16th, 2009 at 6:40 pm

antes de falar pense!

antes de falr pense. em que posição o bota subiu para a primeira? e o vasco?
Comment by Lucas (não verificado) on nov 16th, 2009 at 6:52 pm

Demorei a responder pq quando tentei o server de vcs estava ruim

Primeiro, para os botafoguenses, o titulo da série b tem que ser muito comemorado, uma vez que só é considerado time grande(do Rio) por causa de sua torcida, tirando isso não tem muitos títulos de expressão. Sem contar que vocês batem no peito para falar da conmebol, que nada mais era uma segunda divisão da libertadores. E o mais importante do Vasco é que o grito e a comemoração não vieram apenas por erguer a taça e sim pelo retorno do sentimento do Vasco, pela união do Vasco com sua torcida e com a mídia. Nós comemoramos o fechamento de uma ano de sofrimentos e assistimos nossa diretoria fechar grandes acordos que estão reestruturando nosso amado Vasco. Eu só quis dizer que um time que não é considerado um grande campeão, não deve dizer o que um gigante, como o meu vasco com 4 brasileiros, deve comemorar ou não. Saudações vascaínas.
Comment by spallenza on nov 16th, 2009 at 7:29 pm

Jogada do JC...

Ah, agora eu entendi o pq do JC ter 'botado pilha' na galera p/ visitar o blog do Edinho. Vejam os outros textos q o Edinho escreveu, praticamente ñ tem comentários. Isso tudo deve ter sido armação dos amigos de bar e blog... Tô até imaginando a cena no bar: Edinho:"Pô, ninguém visita minha coluna no nosso site..." JC:"Hum, tive uma idéia! Vou provocar os vascaínos q lêem minha coluna, pq a maioria deles respeita minha opinião". Edinho:"Vc faria isso por mim?" JC:"Claro! Vc é meu amigo e amigo é pra essas coisas..." Edinho:"Um brinde a sua grande idéia." Sds Cruzmaltinas!!
Comment by Rômulo - DF (não verificado) on nov 16th, 2009 at 8:31 pm

Botafogo ou Fluminense

É muito triste, mas tudo indica que pelo menos um carioca vai cair este ano. Estou otimista ao menos por achar que será só um. Bota ou Flu? Dos dois eu simpatizo mais com a estrela solitária, mas pelo momento que o Fluminense atravessa no campeonato, parece que vai sobrar é para o alvinegro mesmo...
Comment by Gabriel Fonseca (não verificado) on nov 16th, 2009 at 9:44 pm

Campeão

Edinho, No dia 14 estava no maraca e vi mais uma vez a festa linda que que a gigantesca torcida do Vasco fez. Temos varios motic=vos oara comemorar: Renascimento , orgulho e Amor Há cerca de 5 a 6 anos vinhamos passando anos de sufoco , devido a administração e a consequência disto foi a queda e um afastamento da torcida e o clube E em 2009 foi o ano da virada , ano do amor e ano que o sentimento nunca parou e nem vai mais parar, acredito que coltamos muito mais fortes. Comemorei o titulo sim , mas como eu sei e todos vascainos sabem isto era uma obrigação , mas nem por isso tenho de deixar de comemorar pelo dever cumprido. Espero que realmente que nenhum clube carioca caia , para que nosso futebol seja mais forte;entretanto seo Bota cair , espero que realmente vcs cumpram com a sua obrigação e voltem como campeôes e baão com em 2003 que subiram no sufoco Saudações Vascaínas
Comment by Daniel Barros (não verificado) on nov 16th, 2009 at 10:30 pm

Pode ficar tranquilo...

Caro Edinho, é neste momento que vc realmente sabe quem são seus verdadeiros amigos, pode ficar tranquilo que o vascão vai deixar a casa toda pronta para vcs, já esta tudo arrumado, é uma pena eu não poder ficar para lhe receber, mas acredito que dentro de uns 4 ou 5 anos voltamos a nos ver na primeirona. Forte a braço. Obs: cuidado para não cair nos andares de baixo.
Comment by Anônimo (não verificado) on nov 17th, 2009 at 7:47 am

Chororô

Já que ninguém comenta sua coluna, depende dos vascaínos para isso... nem 17 leitores vc tem, igual ao número de torcedores de seu timinho. Quantos brasileiros vc tem? E Libertadores? Hã? Nada?! Ah tá, lembrei...um brasileiro roubado contra o Santos em 95...mas deixa quieto. Ão ão ão Segunda divisão! Vai perder para o São Paulo no Vazião (Enchenão) e será ultrapassado pelos tricoletes... Se a sua torcida já não vai com o time na 1a divisão, vai ficar às moscas na segundona. Ah, e quero ver o chororô do Chorão Flávio no final...
Comment by Fabio (não verificado) on nov 17th, 2009 at 8:36 am

VASCO.........O GIAGANTE DAS AMERICAS......VOLTOU!!!!!!!!!

MUITO BOA..........."UM DOS QUATRO BOTAFOGUENSES QUE CONHEÇO!!!" KKKKKKKKKKKKK
Comment by flavio (não verificado) on nov 17th, 2009 at 8:58 am

Afinal esse blog é de qual time?

Pô Edinho, sacanagem, só to lendo comentário de vascaínos, cadê a turma botafoguense? E o pior de tudo, não dá nem pra responder né? Com que argumentos? Bom, apesar do seu comentário maldoso te digo que espero, sinceramente que tanto o flu quanto o bota fiquem na primeira divisão, a série A ja tem muito paulista. Agora eu concordo com o pessoal aqui, o que nós estamos comemorando além do título (é um dos títulos mais difíceis de conquistar) é a volta do orgulho vascaíno. Então, soltemos fogos e gritemos é campeão e com certeza esse será só o começo. Sds, Çruz-Maltinas.
Comment by Marcelo Coração Vascaíno (não verificado) on nov 17th, 2009 at 9:47 am

tsc tsc tsc...

Pô eu até iria zoar, mas zoar botafoguense nao tem graça! SV
Comment by Helena (não verificado) on nov 17th, 2009 at 10:55 am

vc me deve desculpa.

coé mano que parada é essa se nós não comemorarmos esse titulo quando agente vai comemorar alguma coisa deixa agente assim mesmo mais vc esta esquecendo q vc tamnbém passou poressa fase mais esta tranquílo e depois agente conversa né......fuiiiiiiiiiiii..........
Comment by seu mano (não verificado) on nov 17th, 2009 at 1:39 pm

Calma Edinho, fica de boa

Calma Edinho, fica de boa véio, em 2010 cês vão ser campeões da Série B também e aí vão poder dizer que "ah, nem comemoro"...já que nem esse direito vocês tiveram quando caíram. Como a felicidade é característica inata do Vascaíno, a gente comemora só pela manguaça mesmo! Saudações Vascaínas.
Comment by Gabriel Nobre (não verificado) on nov 17th, 2009 at 1:46 pm

Comemorar?

Vasco fez o dever de casa e passou com certa folga, então tem mais que comemorar! O foguinho caiu, e voltou devendo um titulo... haushaushaus é muita irônia ceder a vaga na serie A justo pro pior time no campeonato, o florminense... Espero que casa caim vocês botafoguenses voltem, quem sabe com um titulo, mas comemorar sei que não vão... Tem nem torcida pra isso :D
Comment by Felipe Oliveira (não verificado) on nov 17th, 2009 at 3:19 pm

esta certo

Tens razão, zuar botafoguense da até pena, é muito fácil ... hehehe!
Comment by Marcelo Coração Vascaíno (não verificado) on nov 18th, 2009 at 10:26 am

CBF RECONHECEU, E AGORA VASCAÍNOS????

ENTÃO FALTA O RECONHECIMENTO PELA CBF DO TITULO BRASILEIRO DO FLAMENGO DE 1987...ENTÃO NÃO FALTA MAIS.. TA AÍ http://www.cbf.com.br/xmlnoticias/noticias.php?e=1&n=10237
Comment by RUBRO NEGRO (não verificado) on nov 21st, 2009 at 1:21 pm

Rapazinho, o que conta não é

Rapazinho, o que conta não é uma matéria escrita sabe lá por quem. O que conta é a lista oficial dos campeões no site: http://200.159.15.35/seriea/campeoes.aspx. Reconhecido? Só pela mulambada...
Comment by JC on nov 21st, 2009 at 6:46 pm

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Código de segurança.
3 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.