A situação empata o jogo


Fábio Fernandes empata para a diretoria

Demorou, mas a diretoria se pronunciou sobre as últimas pesquisas divulgadas na imprensa que tinham como tema futebol. E como todas traziam prejuízos para a imagem do clube, quem rebateu os resultados foi Fábio Fernandes, VP de Marketing do Vasco. Segundo Fernandes, "ninguém que avalia o Vasco desconsiderando seus ativos fixos e a força da sua torcida, terceira maior do país, pode ser levado a sério."

Em uma só frase, ele desbancou a pesquisa que colocou a marca Vasco da Gama apenas na nona colocação entre as mais valorizadas do país e a que posiciona a nossa torcida como a quinta maior do país. Que todo brasileiro que entende minimamente de futebol sabe que essas pesquisas estão equivocadas - para usar um eufemismo - é lógico. Mas se fazia necessária uma declaração oficial de repúdio aos resultados mostrados.

A equipe do programa Só da Vasco, que apoia a atual diretoria, também fez sua parte elaborando um minucioso estudo sobre as possíveis motivações que levariam uma pesquisa sobre a nossa torcida mostrar uma perda impossível de 5% do seu tamanho em meros dois anos. A leitura do artigo é obrigatória não apenas para os vascaínos, mas para qualquer torcedor de futebol no país. Nunca se sabe quando outros clubes podem passar pela mesma situação, que envolve muito mais que um desinterssado questionamento sobre o número de torcedores no Brasil.

A oposição "abriu o placar" ao cobrar uma atitude da diretoria sobre as pesquisas. E a situação agora empatou o jogo.

***

Como eu havia falado na época, o Alex Teixeira poderia ter saído por mais grana. A prova veio rápido: Douglas Costa foi vendido pelo Grêmio para o mesmo Shakhtar Donetsk, pelos mesmos 5 anos. A diferença é que apenas 80% dos direitos foram negociados e por € 500 mil a mais.

Douglas disputou a Série A esse ano e Alex Teixeira não. Mas isso não explica a maior valorização do primeiro, até porque, ele não era sequer titular do Grêmio e o tricolor gaúcho não fez um campeonato fora de série. E essa seria a única comparação em que Douglas teria vantagem sobre o Alex. No resto, nem dá pra comparar: Alex é titular da seleção de base, um dos destaques da equipe; Douglas era reserva no mesmo grupo.

Nessa, a diretoria acabou vacilando.

***

A treinos físicos da pré-temporada já mostraram quem são os jogadores em melhor forma: Márcio Careca e Rafael Coelho foram os que mais se destacaram nesses primeiro dias. Mas na média, o período de férias não fez bem aos jogadores. A inatividade os fez perder muito do seu condicionamento e, pelo que declarou o fisiologista do clube Daniel Gonçalves, o que deve decidir quem começará jogando o Estadual é o rendimento na parte física.

Márcio Careca então larga na frente pela vaga na lateral esquerda (até porque, a concorrência com o Ernani não conta). Rafael Coelho também não deve ficar de fora, salvo algum desempenho fora de série do Robinho, Pimpão ou Goevane Maranhão na parte técnica. Prass, Rafael Carioca, Carlos Alberto e Dodô dificilmente perderão suas vagas. Léo Gago é outro que deve estar entre os titulares. A lateral direita ainda é uma incógnita: Elder Granja e Fagner ainda disputam a vaga, mas o segundo - se voltar a jogar o melhor futebol que apresentou ano passado - leva ligeira vantagem.

Com isso o time vai se definindo. Além da dúvida em quem será o companheiro do Casalberto na criação, o único setor que parece estar completamente em aberto é a zaga.

Comentários

Marcio careca é lateral esquerdo e elder granja direito

a menos que o Vagner Mancini tenha resolvido improvisar

abs

Comment by Rafael Durante (não verificado) on jan 7th, 2010 at 12:53 pm

Isso eh falta de assunto! VAMOS AO QUE INTERESSA!

Tá todo mundo QUERENDO DAR UMA DE INTELIGENTE em cima de um assunto banal!

Pelo que tenho percebido analogamente O TAMANHO DO PINTO DE UM HOMEM PODE SER COMPARADO COM O TAMANHO DA TORCIDA DE UM CLUBE!
E como na pratica isso naum fuciona, pois o mais importante eh ele fazer o seu papel e na hora H comparecer.

VAMOS LOTAR AS VAGAS DOS ESTADIOS QUE SAO DESTINADAS A NOS E APOIAR O TIME QUE ISSO SIM FARA DIFERENÇA!

Mesmo assim naum deixo de acreditar que a torcida do VASCO eh a 3ª sendo melhor distribuida que a do corinthians.

Comment by gledison (não verificado) on jan 9th, 2010 at 1:40 pm

Fala JC. Vc inverteu as

Fala JC. Vc inverteu as laterias no último parágrafo! O Granja é direita e o Careca esquerda! Abs.

Comment by João Ferreira (não verificado) on jan 7th, 2010 at 12:55 pm

inversão de laterais

Amigo, não há inversão de laterais. O JC está certo.

Comment by vascão (não verificado) on jan 7th, 2010 at 9:08 pm

JC, o Careca é lateral

JC, o Careca é lateral esquerdo, não?

Comment by Tschaffon (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:00 pm

Os laterais Elder Granja e

Os laterais Elder Granja e Marcio careca estão invertidos, não?

Comment by Tschaffon (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:02 pm

laterais

JC, vc inverteu as bolas. o Careca é lateral esquerdo, e titular já que não tem concorrência... (fala sério, não dá para cogitar o ernani para nada) e o Granja, direito, que, este sim, vai disputar vaga com o Fagner. Uma pergunta, vc não vê o Jeferson como titular? dois volantes e dois meias (CA e jeferson)?

Comment by lee (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:04 pm

Jeferson

O jeferson mal começou a pré-temporada e já voltou a sentir dores...
Pelo visto vai ser mais um ano no setor médico..
Acho que a diretoria deveria analisar se vale a pena continuar mantendo ele no elenco.

Comment by Flávio (não verificado) on jan 8th, 2010 at 12:43 pm

O marcio careca e lateral

O marcio careca e lateral esquerdo , o granja e direito !

Comment by Victor (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:05 pm

Vamo vascão!

Tenho certeza que o Vasco esse ano vai nos dar muitas alegrias!

JC, eu acho que você errou nas posições dos laterais. O Granja disputa vaga com o Fágner e o Careca com o Ernani...

Tudo de bom aê!

Abração!

Comment by Albano (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:38 pm

JC vc confundio os laterais o

JC vc confundio os laterais o Ernane e o Marcio Careca são esquerdos e o Fagner e o Granja direitos ...Concordo contigo de q o vasco deveria lucrar mais com o Alex ...

Comment by Richard (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:44 pm

lateral

JC, vc está equivocado, o Márcio Careca é Lateral ESQUERDO... A disputa na lateral direita está entre o Fagner e o Elder Granja...
Sobre a venda do AT, essa notícia sobre o Douglas COSTA, e não Silva, é profundamente lamentável... Quem assistiu ao mundial sub-20 pôde perceber a diferença técnica entre os dois... O Alex Teixeira é muuuito superior em qualquer aspecto, e ainda foi vendido mais barato... ele valeria o dobro do douglas. Isso foi uma PALHAÇADA da diretoria, a maior pisada na bola do ano começou antes mesmo de 2010 começar.

Comment by Robson (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:45 pm

troca de bolas

Caro JC,
vc terminou trocando as bolas na sua coluna. Márcio Careca não disputa vaga com Fagner e sim com Hernani. por consequencia, a troca tb aconteceu quanto ao Granja.
mas claro que sei que vc sabe.
é só um toque de algo que pode ter passado desapercebido.
abraço.

Comment by Diego Sá Leitão (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:47 pm

Márcio Careca vai brigar com

Márcio Careca vai brigar com Fagner na lateral-direita??? Dá pra ver q esse cara entende msmo de futebol hein, kkkkkkkk.

Comment by Thiago (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:49 pm

O que é que tem???

O JC entende muito mais de futebol que vc, isso eu garanto!!!!!!!!
Se vc sabe qual o jeito certo porque fik falando do equivoco do cara!!!!
Tinha que ser framenguista...

Comment by will_vasco on jan 8th, 2010 at 2:17 am

Jc, o Marcio careca não é

Jc, o Marcio careca não é lateral esquerdo??? e o elder granja o lateral direito?!?!

Comment by Anônimo (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:53 pm

Ataque.

Olá pessoal.
Estou muito preocupado com nosso ataque.Não estou levando fé.
Não estou dizendo que não funcionará, apenas que não estou muito animado com o mesmo.Os que ficaram do ano passado não foram lá essas coisas.
O Dodô, quase 2 anos parado, com idade elevada, não sei se vai vingar.
Apenas Rafael Coelho parece que, a 1º vista, nosso melhor atacante.
O atacante de peso que a diretoria prometeu, parece que não chegará tão cedo.
Resta-nos aguardar.

Pelo menos o Mancini já é merecedor de aplausos, quando, nas barcas que vem promovendo, libera os jogadores que menos jogaram ano passado.Parce até que ele acompanhava esse blog.hehe

Vamos lá vascãoooooooooooooo

Comment by Rodrigo Lacerda (não verificado) on jan 7th, 2010 at 1:54 pm

ERRATA

Realmente troquei as bolas nas laterais. Mas o erro já foi reparado. Valeu pelo aviso de todos!

Comment by JC on jan 7th, 2010 at 1:54 pm

márcio careca é lateral

márcio careca é lateral esquerdo, hein.

Comment by André Jungstedt on jan 7th, 2010 at 1:59 pm

A Finalização do Douglas é muito boa

Jc na minha simples opnião acho o Douglas melhor que Alex... A finalização do Douglas a anos luz na frente do Alex... Só na parte piscicologica o Alex parece ser mais maduro enquando o Douglas ainda é um adolescente e só faz bobagem e fala bobagem!

Jc o Ernane é reserva do Granja? Pensei que fosse do Careca!

SV

Comment by Rafinha (não verificado) on jan 7th, 2010 at 2:11 pm

COMPANHEIRO!!!

JC,

pelo plantel, acho que esse muleke CAÍQUE (vi jogando ano passado pelo Bugre e mantendo o ritmo é titular pelo menos agora no início!), tá num degrauzinho a mais do que os outros (Jeferson, Magno, Palermo) para ser o companheiro do Casalberto. Mas, se o Mancini quiser colocar o GAGO logo de cara?!? eis a questão, pois ficaria NILTON,CARIOCA,GAGO,C.A, né ?!? e o miolo da zaga acho que ele vai de FERNANDO e mais um, mantendo uma certa formação base do ano passado.

Cara, gostei do artigo do pessoal do refri...SÓ DA VASCO!!!

ABRAÇOS E SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!!

Comment by Marcos Nunes (não verificado) on jan 7th, 2010 at 2:19 pm

Caramba galera, o JC já

Caramba galera, o JC já entendeu que ele errou ja, nao precisa avisar mais! huahuahuahu

Comment by Lucas (não verificado) on jan 7th, 2010 at 3:07 pm

DOUGLAS COSTA

JC, no post vc colocou douglas silva, mas o correto é costa...
SV

Resposta: é, hoje tá brabo! Já consertei a parada.

Comment by Carlos Neto (não verificado) on jan 7th, 2010 at 3:09 pm

Eu acho que Eder Granja,

Eu acho que Eder Granja, Marcio Careca, Léo Gago, Rafael Carioca, Rafael Coelho e Dodô. todos devem ser titulares. Não entendo o tec. VM dizer que a preferência é dos remanescentes da temporada passada. Será que ele pensa em entra em campo com Fagner, Hernandes, Robinho e Pimpão no time titular.

Comment by ivam (não verificado) on jan 7th, 2010 at 3:14 pm

Maior Torcida

Bem galera, acho q esse assunto de qual torcida é maior só vai ser resolvido quando resolverem criar este campo para perguntas no censo do IBGE....
Já que futebol é paixão nacional bem q poderiam incluir esta pergunta e finalmente acabar com essa duvida e concluir que a torcida do VASCÃO é imensa como todo vascaino tem certeza que é
Saudações

Comment by Vinicius (não verificado) on jan 7th, 2010 at 3:45 pm

O meio de campo pode até ter

O meio de campo pode até ter três volantes. Nilton ou Sousa mais atrás, Léo Gago, como segundo volante, Rafael Carioca chegando como um meia quando o time estiver com a bola e Carlos Alberto livre na criação. Não acho que o time ficaria retrancado, todos os volantes que citei sabem sair pro jogo e os laterais poderiam ter mais liberdade. me diz sua opnião JC.

Resposta: como eu sempre digo, não acho que seja a escalação que torna um time retrancado. Com dois volantes que saibam jogar, o time não perde tanto em poder de criação.

Comment by ivam (não verificado) on jan 7th, 2010 at 4:28 pm

vascao

eu acho que o vascao esse ano vai arrebentar vai ser ruim de bater o vascao

Comment by wagner (não verificado) on jan 7th, 2010 at 5:23 pm

Escalação

JC
ACHO QUE O VASCO DEVERIA ENTRAR COM TRÊS VOLANTES E O CA SÓ ARMANDO ATÉ PORQUE NOSSA ZAGA NÃO É LA ESSAS COISAS E TB PORQUE NOSSOS VOLANTES SABEN SAIR JOGANO NILTON,R.CARIOCA , L.GAGO OS TRES TEM QUALIDADE E POSSO DIZER O NOSSO MEIO DE CAMPO É O MELHOR DO RIO PODE TER CERTEZA E TODOS OS ULTIMOS CAMPEÕES BRASILEIROS ATUAIS CONQUISTARAM O TITULO JOGANDO COM TRÊS VOLANTES DE QUALIDADE COMO OS NOSSOS.
R.COELHO VAI ARREBENTAR O ESTILO DELE PARECE O EX-ATACANTE NOSSO ALEX DIAS VELOZ E SABE FIZALIZAR MUITO BOM JOGADOR VAI ARREBENTAR E VAMOS LEVANTAR O TITULO DA COPA DO BRASIL PARA CALAR A BOCA DO PRESIDENTE DO GREMIO QUE FALOU QUE OS FAVORITOS SÃO GREMIO,SANTOS,ATLETICO-MG,PALMEIRAS.

VASCOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comment by Fabiano (não verificado) on jan 7th, 2010 at 5:37 pm

Rafael carioca

Jc,eu queria muito saber sobre o Rafael Carioca.Ele realmente vem pra ser titular?O cara é 1° ou 2ºvolante?Joga melhor do que os nossos volantes?:desculpe mas realmente eu desconheço o jogador,a única coisa que li sobre ele é que parece que o cara é vascaino.É verdade?

Resposta: o Carioca é 2º volante. Pelo seu histórico (ganhou o título de melhor 2º volante no Brasileiro de 2008), tudo indica que ele é melhor que os nossos atuais volantes. Mas isso, só em campo pra saber.

Sobre ele ser ou não vascaíno, nunca ouvi falar.

Comment by Alaor (não verificado) on jan 7th, 2010 at 6:30 pm

Alex Teixeira

JC,

O Vasco só tinha 80% do passe do AT, os outros 20% eram dele e do empresário. Entao se foi 6 milhões de euros para o Vasco, dá praticamente o mesmo valor...

Quanto ao time, acho que realmente só precisa de um lateral esquerdo reserva e um atacante. Ou então o Vasco poderia trazer o Juninho Pernambucano agora!!! seria perfeito. O resto é com o Mancini e ver ser se dá certo. Torcida não vai faltar!!!!!!!
Saudações Vascaínas

Resposta: 20% do valor da venda foram para o AT e seu empresário.

Comment by D.Mariana (não verificado) on jan 7th, 2010 at 9:57 pm

tres volantes

tbm acho q o vasco pelo menos deva começar com 3 volantes...bota o souza o leo gago e o rafael carioca (se jogar tudo q tão falando que joga...pq eu nunca vi jogando)...e deixa o maluco do nilton no banco (não acho ele ruim, mas acho os outros dois melhores)...ai o CA fica livre pra jogar...e se o fagner for titular deixa ele livre tbm igual o ramon jogava ano passado

e eu levo fé nesse coelho...e acho q o pimpão é um bom reserva se jogar o q jogou no 1º semestre do ano passado...só não foi artilheiro do time no ano pq se machucou e perdeu espaço...mas antes de se machucar tinha mais gol que o elton

mas seria bom que chegasse mais alguem pro ataque...nem q fosse o kleber pereira que dos q estão de bobeira é o menos pior

Comment by CARLOS (não verificado) on jan 7th, 2010 at 11:04 pm

Vasco vai começar no 4-4-2

Vágner Mancini vai manter por enquanto a formação tática do Dorival. Acho até que, a grande briga para vaga de titular no time vai na Zaga, acho que temos ótimos zagueiros. Creio que Thiago Martinelli ganhe vantagem. Não só por ser mais ágil que Fernando, mas acho ele bem mais técnico e têm mais espirito de liderança,apesar da pouca estatura. No meio campo, acho que ele vai colocar somente 2 volantes. Creio eu que, com a chegada do Rafael Carioca, que na minha opinião será titular absoluto, e seu companheiro tem grande chances de ser Léo Gago. Acho que o Mancini vai colocar ao lado de Carlos Alberto o Caíque, o segundo é muito bom jogador e é muito melhor que o Magno, Jéferson e fumagalli. No ataque, concerteza Rafael Coelho começará jogando, seu parceiro acho que será Dodô até porque ele vem bem badalado pela diretoria e a comissão técnica. Na lateral Direita, se o Granja jogar aquele futebol apresentado no Inter e no Palmeiras, deverá ser titular, enquanto isso não acontecer o Fágner terá vaga absoluta como titular. Vasco está até no Caminho certo, creio eu que ainda precisamos de um Bom atacante, um meia armador, e um lateral esquerdo, que de preferência seja melhor que o Ernani. E ai JC, o que vc concorda e discorda da minha opinião?

Sucesso Vasco!

Comment by Léo Henders (não verificado) on jan 8th, 2010 at 2:06 am

´´que de preferência seja

´´que de preferência seja melhor que o Ernani.´´
Desculpa ai amigo mas qndo eu li isso ri alto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
se alguem conseguir o feito de contratar um pior sei nem oq digo... kkkkkkkkkk

Comment by Rcmjp (não verificado) on jan 12th, 2010 at 10:43 pm

Escalação pro estadual

Na minha opinião o time deve ser esse:

Prass
Élder Granja
Fernando
Gustavo
Márcio Careca
Rafael Carioca
Léo Gago
Caíque (tenho esperança q ele vai jogar bem)
Carlos Alberto
Rafael Coelho
Dodô
Téc. Vágner Mancini

É um time competitivo, VCs ñ acham?????

Comment by will_vasco on jan 8th, 2010 at 2:29 am

Will, se o granja jogar o

Will, se o granja jogar o mesmo futebol que apresentou no Sport e no Palmeiras é para ser terceiro reserva e encabeçar a a próxima barca> É claro que temos a esperança que ele volte a jogar novamente o futebol que apresentou no Inter, mas isso já faz muito tempo. Por isso eu ficaria com o Fagner. A zaga é uma icógnita. Eu seria coonservador, pelo menos em um primeiro momento e colcaria o Giam ao lado do Fernado mantendo de uma certa forma a base. Também tiraria o Dodo, outra icógnita, adiantaria o CA pro ataque e colocaria o Coutinho no meio (se vc esta acompanhando a copa são paulo já deve ter percebido que o Meia-atacante Jhonathan é muito talentoso e seria uma ótima opção para reserva). Meu time ficaria assim:

Prass
Fagner
Fernando
Gian
Marcio Careca
Leo Gago
Rafael Carioca
Cáique (jeferson)
Coutinho (Jhonathan)
Carlos Alberto
Rafael Coelho

SV

Comment by Miguel (não verificado) on jan 8th, 2010 at 8:08 pm

Pode ser

Concordo com quase tudo que vc disse, inclusive com o Jhonathan, ótimo jogador. Só ñ concordo em tirar o Dodô, eu acho que ele vai dar um bom caldo e vai nos fazer gritar gol muitas vezes.
Vlw. Saudações vascaínas.

Comment by will_vasco on jan 9th, 2010 at 1:56 pm

Meu Deus...

Meu Deus TIRAR o Dodo??? eu ouvi isto... perdoa Pai ele nao sabe o que fala!!!

Comment by George Medeiros - VASCO - PARAIBA (não verificado) on jan 10th, 2010 at 3:21 am

E aew

E aew seu George! Vc é da paraíba?
Eu também sou da PB, e como vc deve estar sabendo a estréia do vasco na copa do brasil será aqui no Almeidão contra o Souza. E aí? vai marcar presença lá no estádio?

Comment by will_vasco on jan 10th, 2010 at 3:27 pm

do mt valor q o time seja

do mt valor q o time seja esse, com duvidas apenas nos zagueiros, pq sao tantos... eh a posiçao mais bem servida do vasco

Comment by Rcmjp (não verificado) on jan 12th, 2010 at 10:46 pm

Se forem escalados 3

Se forem escalados 3 volantes, o Souza seria titular e não o Nilton.

Resposta: eu também prefiro o Souza. Mas isso depende do Mancini. E se ele vai manter a base, o Nilton jogou muito mais vezes que o Souza.

Comment by Rafael Aleixo (não verificado) on jan 8th, 2010 at 8:13 am

Jumar????

E o Jumar??? Pra mim a contratação deste jogador é a maior das incógnitas... Quem o teria indicado? Se foi contratado só pra compôr elenco, penso que a posição que ele ocupa é a que temos mais opções: Rafael, Amaral, Alan, Souza, Nilton, Gago... sinceramente não sei, nem me sinto apto a pôr em dúvida a capacidade técnica deste jogador, pois tudo que eu sei sobre ele é que veio do Palmeiras onde era reserva, foi pouco aproveitado por aquele clube e era um dos desafetos da torcida palmeirense. Se alguém souber por favor me explique esta contratação.

Comment by biskoitinho (não verificado) on jan 8th, 2010 at 10:39 am

Amaral

O Amaral ou vai sair ou já saiu, nao me lembro agora. O fato é que ele nao esta nos planos da diretoria.

Comment by David Pereira (não verificado) on jan 9th, 2010 at 9:19 am

pq ninguem coloca o Philipe

pq ninguem coloca o Philipe Coutinho como titular ao lado do CA...ele fica no vasco pelo mesmo perido que o CA. e pra mim ele tem vaga garantida no time titular...

Comment by Rickson (não verificado) on jan 8th, 2010 at 11:04 am

ÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE de uma

ÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE de uma imensa,profunda e calada a falta de exclarecimento sobre os dois patrocinadores do nosso Vasco. Um só depositou a primeira parcela, o outro não se sabia quanto pagava na manga e pelo visto não saberemos. Faltando pouco menos de dez dias para o campeonato começar e não sabemos qual a real situação financeira do clube mais uma vez.JC vc sabe de alguma coisa, principalmente a da Eletrobrás????????????????????????????????????????????????????????????

Resposta: o valor pago pela Habibs foi amplamente divulgado (R$ 25 mil ao mês, mais 6% de participação nas vendas dos produtos no estádio de São Januário). Sobre a Eltrobrás, a diretoria ainda precisa das certidões negativas para receber a segunda parcela do patrocínio. Como só recentemente os salários em atraso foram acertados, pode ser que esse assunto volte a aparecer mais na mídia.

Comment by NEW VASCÃO (não verificado) on jan 8th, 2010 at 1:02 pm

Pesquisa Datafolha etc...

Caro Júlio e todos os camisas-pretas,
Sugiro o seguinte: o IBGE na sua contagem populacional, no grande Censo que costuma apurar de dez em dez ano e que será realizado neste ano de 2010 deveria incluir no seu questionário perguntas cerca da adesão da população a clubes de futebol. Assim saberíamos os percentuais mais próximos da realidade da distribuição de torcedores pelo país, seriam dados do universo e não de uma amostragem - falando estatisticamente. Por que não? Já é tempo que há estas querelas sobre torcida. É bem verdade que dificilmente as cinco grandes torcidas do país são do CRF, SCCP, CRVG, SPFC e SEP, mas é bem verdade que as verdadeiras posições são muito nebulosas. Também acredito que o Vasco deva ser a 3ª, mas também reconheço que o São Paulo cresceu muito no Norte e Nordeste do país, desde a Era Telê. Imagino até, e acredito que seria o mais sensato admitir, por parte de quem realiza pesquisa por amostragem, 'empate técnico entre o Gigante, o São Paulo, o Palmeiras, ao menos até que um dia possamos apurar de Roraima ao Rio Grande, do Acre à Paraíba, numa pesquisa considerando toda população brasileira, qual a verdadeira força da torcida de cada clube tupiniquim. Isto também avaliaria quantas pessoas, por exemplo, torcem para mais de um clube, o porquê disto.
Poderia o Vasco junto ao Clube dos Treze, CBF e demais órgãos competentes entregar uma proposta, uma solicitação, por gentileza, ao IBGE. Tenho certeza que seria um grande avanço para conhecermos realmente que o esporte bretão e os clubes tem no país. Até as pesquisas por amostragem feitas por IBOPE, Datafolha, Vox Pópuli, etc, seriam, com certeza, mais exitosas nos seus prognósticos e serviriam apenas como acompanhamento da evolução das torcidas entre um Censo e outro.
Já tá na hora do Futebol ganhar realmente uma cara mais séria, pois se tornou em menos de cem anos um dos maiores patrimônios culturais do mundo e do povo brasileiro e o Vasco que desde a infância sempre saiu na dianteira quando o quesito é inovar, inaugurar um novo tempo, acabar com injustiças e vícios do esporte, pode mais uma vez liderar tão importante ato.
Saudações Vascaínas,
Bom ano,
Deus te abençoe

Comment by MacGyver Correia (não verificado) on jan 8th, 2010 at 1:06 pm

Alex Teixeira???

Não sei a opinião de vcs, mas sempre achei o Alex Teixeira o maior fiasco, uma enorme decepção. O cara subiu com fama de super-craque, mas ficou muito aquém de um bom jogador. Foram dezenas e dezenas de partidas em que ele dormiu em campo, se omitindo claramente do jogo. E não venha dizer que era falta de experîência, hoje em dia não tem mais essa, o moleque com 18 aninhos tem que entrar sempre cheio de gás, e ele parecia nunca ter gás nenhum. Até que melhorou seu desempenho no segundo turno da série B e fez belas partidas no mundial sub-20... mas acabou perdendo um pênalti decisivo na final. Acho que fizeram muito bem em vendê-lo, antes que voltasse a mostrar seu futebolzinho mixuruca e voltasse a se desvalorizar. Se o preço foi baixo não sei, até mesmo pq a gente não tem acesso às informações privilegiadas que circulam no meio futebolístico, mas infelizmente todo mundo sabe que o clube ainda está de pires na mão e isso pesa muito na hora de se negociar algum jogador.

Comment by Ramon (não verificado) on jan 8th, 2010 at 1:27 pm

Não exite erro!!!!

PALAVRAS DO JC....

"Márcio Careca então larga na frente pela vaga na lateral esquerda (até porque, a concorrência com o Ernani não conta). Rafael Coelho também não deve ficar de fora, salvo algum desempenho fora de série do Robinho, Pimpão ou Goevane Maranhão na parte técnica. Prass, Rafael Carioca, Carlos Alberto e Dodô dificilmente perderão suas vagas. Léo Gago é outro que deve estar entre os titulares. A lateral direita ainda é uma incógnita: Elder Granja e Fagner ainda disputam a vaga, mas o segundo - se voltar a jogar o melhor futebol que apresentou ano passado - leva ligeira vantagem."

ONDE O JC INVERTEU AS LATERAIS???

Comment by Romero (não verificado) on jan 8th, 2010 at 2:29 pm

Sobre a pesquisa

JC, para mim a metodologia usada pelo Datafolha ja está invalidada somente pelo fato de a pesquisa ter sido feita 1 dias após uma decisão de campeonato. A diretoria não precisa nem olhar documentos ou analisar o método profundamente. A pesquisa fere o critério da imparcialidade e so isso ja basta para torná-la fraca ou sem valor.

Outras coisas podem ser discutidas como: A pesquisa é feita em capitais e grandes cidades. Vou pegar como exemplo o santos. O santos tem torcida na cidade de são paulo e em santos. Não é um time nacional. Time local. Como as grandes cidades são colocadas em um saco só e o resultado extrapolado p/ o Estado, o santos sai com 7% de são paulo. Como são paulo tem 40 milhoes de habitantes contra 16 milhoes do rio de janeiro, tem-se a falsa impressão de que a torcida do Santos é maior do que a do Botafogo, por exemplo.

Outra coisa contestável é que provavelmente essa pesquisa é conduzida por entrevistadores. Pessoas não são imparciais. Um dos entrevistadores pode muito bem so abordar pessoas com camisa do clube A ou B, pessoas com aparência X ou Y. Isso fere a aleatoriedade da pesquisa. Quando o entrevistador escolhe quem será entrevistado, a pesquisa não é mais aleatória. Quando são selecionados bairros C ou D e municipios E ou F, isso fere a aleatoriedade. Existem N métodos para randomização de pesquisa. Basta querer fazer.


Resposta: pelo que divulgou da metodologia da pesquisa, ela foi feita nas capitais, regiões metropolitanas e em cidades do interior. E não dá pra dizer que algo é contestável nos baseando nas nossas teorias sobre entrevistadores tendenciosos. Acho que a pesquisa está errada, mas não por esses motivos.

Comment by Victor (não verificado) on jan 8th, 2010 at 3:00 pm

Na verdade, eu não disse que

Na verdade, eu não disse que os entrevistadores são tendenciosos (A camisa de clube foi apenas um exemplo. Aliás, se você para não ser tendencioso decidir não entrevistar ninguem com camisa de clube, você também não está sendo aleatório pois quem está com camisa de clube também tem direito de ser escolhido pois pertence a um todo). O que eu disse foi que pessoas não são imparciais. Não são aleatórias. Imagine-se na Av. Rio Branco tentando fazer uma pesquisa. Em primeiro lugar, muitas pessoas não irão querer responder. Depois de um tempo, vc não aguenta mais tomar não e passa a escolher pessoas.

"Aquele executivo com cara de que está com pressa não vai me dar bola. Então vou naquele Rapaz que esta batendo papo na porta do predio"

Pessoas em geral escolhem. Logo, dentro da metodologia deles tem que ter alguma forma de randomizar essas escolhas e minimizar esses erros.

Quando você faz uma pesquisa por amostra, principalmente em amostras de 0,006% da população, é necessário ter aleatoriedade senão a amostragem não representa o todo. Na Saúde, temos ferramentas como os duplos e triplos cegos. Existem sistemas de randomização. Será que o datafolha utiliza?

Outra coisa é que cidades de interior nem sempre são pequenas. Campos é interior e não é nada pequeno. Quais cidades de interior foram usadas? Foram até o Municipio de Padua saber quantas pessoas torcem para o paduano e quantas para o Vasco? Como é feita a escolha de minicipios?

Por esses motivos é que eu nao concordo com essas pesquisas. Não so para o futebol, para eleição também. Lembram-se da ultima vez que o cesar maia foi eleito? Ele aparecia muito mal em todas as pesquisas. Ganhou em primeiro turno.

Concondo plenamente com o camarada que disse que a melhor forma (e talvez a única) de fazer qualquer pesquisa desse tipo é o Censo do IBGE

Comment by Victor (não verificado) on jan 9th, 2010 at 12:35 pm

Hablas español ?

Qual desses será que vem para o Vasco sabendo que todos eles estão sendo sondados qual virá?

1- Savador Cabañas > America Mexico
2- Silva "El Tanque" > Banfield
3- Bieller > LDU

E qual desses é o melhor?

Além de um atacante é necessario um bom lateral esquerdo, caso o Ramon nao venha um bom lateral seria o Eltinho do Avái ou o Lucio do Gremio para a reserva pelo menos. Tem que trazer Juninho e Daniel Carvalho no meio do Ano!

Comment by Anônimo (não verificado) on jan 8th, 2010 at 10:15 pm

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Código de segurança.
Image CAPTCHA
Este código serve para evitar spam.